Notícias e reportagens com temas ligados à educação
chamam mais atenção dos brasileiros. É o que mostrou uma pesquisa do Instituto
Datafolha, realizada a pedido da Jeduca, associação de jornalistas que produzem
matérias sobre educação. A pesquisa entrevistou 2.084 pessoas de classes
sociais distintas e maiores de 16 anos, em 129 municípios do país no mês de
junho. Dos entrevistados, 80% disseram ter muito interesse pelo tema. Já os que
têm quase nenhuma atração representaram 4%. No ano passado, a temática também
ficou entre os 10 assuntos mais pesquisados no Google Enem ocupou o terceiro
lugar do ranking, já o Sisu ficou com o sétimo.
Quanto maior o nível de escolaridade, mais alta é a
busca por conteúdos educacionais. O levantamento do Datafolha apontou que 74%
das pessoas que estudaram até o ensino fundamental têm muito interesse pelas
notícias da editoria de educação. Quando se trata de quem concluiu o ensino
médio ou possui o nível superior, os números sobem para 81% e 86%,
respectivamente.
Educação é um assunto em destaque no Portal UAI, que
possui uma editoria específica para o tema, além de redirecionar as notícias
para o Estado de Minas. "Para nós é essencial e fundamental ter essa
editoria em destaque, abrindo, sempre que possível, a capa do site. Tem coisas
boas acontecendo, mas as mazelas nessa área estão mais evidentes e graves.
Então todo o incentivo e todo o destaque que a gente puder dar para ações
importantes no campo da educação fazem parte das prioridades da nossa linha
editorial", ressalta Benny Cohen, editor de Mídias Convergentes do Portal
UAI.
O desafio para os jornalistas, segundo a pesquisa, é fazer
com que as notícias abordem a temática da forma mais próxima possível de quem
está lendo. Termos mais específicos, por exemplo, causam recusa dos leitores,
conforme a pesquisa. "Damos atenção especial às reportagens que tendem a
melhorar a vida das pessoas, como abertura de vagas para cursos, concursos,
bolsas de estudo ou datas de matrícula da rede pública de ensino", conta
Roberta Rêgo, editora do FolhaPE, de Pernambuco.
Já para a Mariana Rios, editoria do Jornal Correio, de
Salvador, a receita para produzir bons conteúdo é trazer para o assunto
histórias de pessoas que gerem identificação. "Quando se trata de
educação, é importante que as matérias aproximem o assunto da realidade de quem
está lendo. Por isso, tentamos tornar o conteúdo o mais atrativo possível para
os diferentes públicos". Com isso, o retorno do público é garantido.
"Temos um programa que acompanha a audiência do site e as matérias da
editoria de educação costumam ficar entre as três mais lidas do dia",
comenta Mariana.
Atento à necessidade de fomentar notícias relacionadas
à educação, o Educa Mais Brasil, programa pioneiro na oferta de bolsa de
estudos em diversas modalidades de ensino, investe constantemente no segmento.
A empresa, que já possuía um blog com conteúdo sobre educação, o E+B Educação,
transformou a página em um novo portal de notícias.
Agora, no portal E+B, é possível ter acesso
gratuitamente às novidades sobre assuntos relacionados a todas as modalidades
de ensino e carreira. Na página, os conteúdos mais acessados são os
relacionados ao Enem e aos programas de governo, como FIES, Sisu e Prouni.
"Temos no nosso DNA o compromisso com a educação. E a base da educação é a
informação. Por isso, investimos para que os bolsistas e a população em geral
estejam bem informados e motivados para seguir com seus estudos", declara
o Gerente de Marketing do Educa Mais Brasil, Renato Dias.
Além da educação, outros temas também foram apontados
como sendo de interesse da população brasileira na pesquisa do Datafolha. A
saúde ficou em segundo lugar com 78%, a cultura correspondeu a 54%, economia
45%, ciência 44%, esportes 40%, política 23% e, por fim, o entretenimento com
18%.